Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Seminário diplomático 2019 decorre hoje e sexta-feira em Lisboa

António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM), é o orador convidado do seminário diplomático 2019, que se realiza hoje e sexta-feira em Lisboa.

Seminário diplomático 2019 decorre hoje e sexta-feira em Lisboa
Notícias ao Minuto

06:12 - 03/01/19 por Lusa

País António Vitorino

A abertura do seminário, que decorre no Museu do Oriente, é assegurada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a cuja intervenção se segue o discurso de António Vitorino.

Vitorino, 61 anos, ex-ministro português (1995-1997) e ex-comissário europeu (1999-2004), assumiu a direção da OIM a 01 de outubro, cargo para que foi eleito em junho passado.

O seminário diplomático, que reúne anualmente em Lisboa os embaixadores portugueses para debaterem as prioridades da política externa portuguesa com membros do Governo, empresários e académicos, conta também nesta edição com a presença do ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, que na sexta-feira falará aos diplomatas sobre "Os desafios da zona euro".

Ao longo dos dois dias, os embaixadores vão poder assistir a painéis sobre "Diplomacia económica: utilizar o turismo", moderado pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, "Europa e África: parceria para o desenvolvimento", moderado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, ou "Os reptos da digitalização".

Do programa faz também parte a entrega do prémio Francisco Melo e Torres para o "diplomata económico do ano 2018", atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e que vai distinguir Domingos Fezas Vital, embaixador de Portugal nos Estados Unidos, pelo apoio às exportações portuguesas e preservação das relações económicas entre os dois países.

Hoje, os embaixadores almoçam com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, sede do ministério dos Negócios Estrangeiros, e, ao final do dia, vão a Belém, ao Museu dos Coches, para a tradicional apresentação de cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O programa encerra na tarde de sexta-feira com a apresentação de cumprimentos ao Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, no Palácio de São Bento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório