Meteorologia

  • 17 FEVEREIRO 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

A primeira viagem do Metro de Lisboa foi em 1959. Já viu as imagens?

No final da década de 50 foi feita, inclusive, uma curta-metragem promocional à inauguração do Metropolitano de Lisboa.

O conhecido ator Artur Agostinho é o narrador da curta-metragem que, em 1959, mostrou aos portugueses a inauguração do Metro de Lisboa.

A viagem inaugural ocorreu a 29 de dezembro, mas o verdadeiro teste, com os verdadeiros passageiros, só teve lugar um dia depois.

No vídeo, Artur Agostinho queixa-se (imagine-se!) do facto de Lisboa ter “cada vez, e em maior escala, graves e complicados problemas de trânsito”.

Aliás, naquela época, já existiam “filas intermináveis de carros, elétricos e autocarros” nas estradas da capital capazes de “fazer perder a paciência ao mais calmo e fleumático”.

O narrador é também ator e Artur Agostinho dá vida a uma espécie de guia turístico que explica como funciona o Metro, mostrando os mapas existentes nas estações, as bilheteiras e ensinando um casal de lisboetas a chegar ao destino da forma mais fácil e eficaz. E melhor: sem trânsito.

A curta-metragem, produzida pelo Laboratório da Tobis em Portugal, tem mais de 10 minutos e é uma verdadeira tour do Metro para principiantes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório