Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Biólogo da Universidade de Aveiro ilustra selos da ONU

Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, foi um dos ilustradores convidados para ilustrar uma colecção de selos das Nações Unidas, dedicada a espécies ameaçadas, anunciou hoje fonte universitária.

Biólogo da Universidade de Aveiro ilustra selos da ONU
Notícias ao Minuto

14:46 - 14/10/13 por Lusa

País Espécie

O biólogo, que é também diretor do Laboratório de Ilustração Científica, concebeu quatro ilustrações científicas de mamíferos noturnos: Asian tapir (Tapirus indicus), Mongoose lemur (Eulemur mongoz), Flat-headed cat (Prionailurus planiceps) e Aye-aye (Daubentonia madagascariensis).

A emissão filatélica, lançada dia 10 pela United Nations Postal Administration (UNPA), representa a 21º edição de selos subordinados à coleção das espécies ameaçadas (Endangered species), desde que se registou o primeiro lançamento, em 1993, e constituiu, para colecionadores de todo mundo, "uma das mais apetecíveis" séries filatélicas.

A edição de 2013 foi dedicada a vertebrados noturnos que estão apontados como algumas das espécies que poderão desaparecer em breve, caso não sejam tomadas medidas urgentes para a sua conservação.

A série inclui ainda criações de outros dois ilustradores reconhecidos, Sara Menom (Itália) e Emily Damstra (Canadá) que completam o lote com mais oito selos.

Com estas emissões filatélicas, a UNPA procura sensibilizar o mundo para a necessidade de se protegerem as espécies de animais e plantas que se encontram à beira da extinção, principalmente por razões diretamente ligadas a ações do Homem.

"Possuir ilustrações científicas da nossa autoria incluídas em coleções editadas pelos serviços de tão reconhecida instituição internacional como as Nações Unidas é não só uma honra em si, como também um privilégio, por poder dar o meu pequeno contributo à tarefa de sensibilizar pessoas de todo o mundo para a premente problemática da conservação das espécies em perigo de extinção", comentou Fernando Correia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório