Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Descarrilamento de elétrico no centro de Lisboa provocou 28 feridos

Acidente ocorreu, ao final da tarde desta sexta-feira, na Rua de São Domingos à Lapa, em Lisboa. Entre os feridos estarão duas crianças de nacionalidade estrangeira.

Descarrilamento de elétrico no centro de Lisboa provocou 28 feridos
Notícias ao Minuto

18:38 - 14/12/18 por Sara Gouveia

País Acidente

Vinte e oito pessoas ficaram feridas, esta tarde, na sequência do descarrilamento de um elétrico na zona da Lapa, em Lisboa. Segundo os meios de comunicação no local, entre os feridos encontram-se duas crianças de nacionalidade britânica, uma de sete anos e um bebé de seis meses.

Segundo declarações do chefe da PSP, Madaíl dos Santos, os feridos foram transportados para os hospitais Santa Maria e São José, em Lisboa. No que diz respeito à circulação no local, alertou que devido à "complexidade elevada" da operação, não é possível adiantar quando é que esta estará concluída.

Num ponto de situação às 20h, o comandante do Regimento Sapadores de Bombeiros deu conta de que todos os feridos foram desencarcerados, mas garantindo que "não há vítimas críticas, são todas vítimas ligeiras".

Os feridos estão todos "a ser encaminhados ou à espera de reencaminhamento para os hospitais" e continuam os trabalhos de "remoção da composição", referiu. "Estamos à espera de uma grua para colocar o elétrico na posição inicial" e depois será encaminhado pela Carris", adiantou.

"Na altura em que chegámos tínhamos dez encarcerados", disse, especificando ainda que "as faixas etárias são muito díspares, entre crianças de tenra idade até pessoas de alguma idade". "Apesar do aparato que se possa ver não houve vítimas graves", garantiu.

Tiago Farias, presidente da Carris, em declarações aos jornalistas começou por dizer que a empresa "lamenta profundamente o que aconteceu". "A preocupação inicial foram as pessoas e todo o seu acompanhamento", adiantou, acrescentando que a Carris já pediu "um inquérito minucioso para perceber as razões que levaram a este acidente".

Horas antes, também o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa esteve no local. Aos jornalistas asseverou que "houve uma capacidade de resposta imediata e muito eficiente", pedindo que se aguarde o fim das operações.

O descarrilamento do 25E, que faz a ligação entre os Prazeres e a Praça da Figueira, teve lugar na Rua de São Domingos à Lapa junto ao cruzamento com a Rua Garcia da Horta. 

O alerta foi dado pelas 18h04 e no local encontram-se o Regimento de Sapadores Bombeiros, a Polícia Municipal e o INEM, num total de 64 operacionais apoiados por 24 viaturas.

Foram chamados ainda a Carris e a EPAL, devido ao rebentamento de uma conduta na sequência do acidente.

As causas do sinistro vão posteriormente ser investigadas pelas equipas de investigação de acidentes da Divisão de Trânsito.

[Notícia atualizada às 20h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório