Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Entrada de companhias de baixo custo é um "grande equívoco"

O administrador da TAP Luiz Mór considera que a entrada em Lisboa de companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair, é um “grande equívoco” porque “pode inviabilizar” a existência de um segundo aeroporto.

Entrada de companhias de baixo custo é um "grande equívoco"
Notícias ao Minuto

17:53 - 07/10/13 por Lusa 

País Luiz Mór

“Acho que a sua entrada [da Ryanair] - e de outras companhias ‘low cost’ [transportadoras de baixo custo] - em Lisboa é um grande equívoco porque pode inviabilizar um segundo aeroporto”, afirmou o administrador, que é também vice-presidente da TAP, em entrevista ao jornal da companhia aérea.

Luiz Mór disse que o aeroporto de Lisboa tem “constrangimentos” e que “tem sido feito um grande esforço para a sua ampliação”, mas sublinhou que “esta tem limites”.

“Face às dificuldades de se construir o novo aeroporto, a garantia de sobrevida do atual seria encontrar, para já, uma infraestrutura secundária para as ‘low cost’”, afirmou o responsável, salientando que essa possibilidade torna-se “agora muito difícil porque nenhuma companhia pode ser obrigada a sair do aeroporto central”.

Além disso, acrescentou, “não se conhece qualquer experiência de um aeroporto intercontinental que conviva com uma invasão de ‘low cost’”.

Luiz Mór defendeu que a entrada de companhias de baixo custo em Lisboa “não tem levado, só por si, a um crescimento do tráfego, mas sim à sua substituição”, salientando que o crescimento tem sido conseguido pela TAP, que "tem crescido acima da média do aeroporto”, enquanto as outras companhias tradicionais “estão a sair ou a reduzir a sua expressão” no aeroporto da Portela.

O administrador da companhia aérea de bandeira afirmou, no entanto, ser “indesmentível” que a Ryanair tenha contribuído para criar no norte do país uma “dinâmica muito positiva para o turismo”.

Já no Algarve, a companhia limitou-se a “substituir as operadoras”, segundo Luiz Mór.

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai começar a operar no aeroporto de Lisboa no dia 26 de novembro, disponibilizando voos de e para Londres (Stansted), Bruxelas (Charleroi), Paris (Beauvais) e Frankfurt (Hahn).

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório