Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Toma fármacos com esta substância (Nolotil e não)? Siga recomendações

A DECO alerta para seguir recomendações específicas se toma medicamentos com a substância metamizol.

Toma fármacos com esta substância (Nolotil e não)? Siga recomendações
Notícias ao Minuto

08:51 - 20/11/18 por Filipa Matias Pereira

País DECO

Nos últimos dias o metamizol tem estado na ordem do dia. Esta é a substância presente em medicamentos como o Nolotil e pode potenciar alterações no sangue. Perante o alerta da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), a DECO faz algumas recomendações para uma toma segura.

Recorde-se que o metamizol se encontra em medicamentos sujeitos a receita médica, tais como o Nolotil, Dolocalma e Metamizol Cinfa, e está indicado para o tratamento da dor e febre. A sua utilização pode, como realça a entidade de defesa de consumidor na sua página institucional, causar uma reação adversa - a agranulocitose - que, apesar de ser grave, é muito rara.

A “agranulocitose é uma doença aguda do sangue que se caracteriza pela redução ou ausência de leucócitos granulosos, um tipo de glóbulos brancos, que são as principais células na primeira linha de defesa imunitária, especialmente no combate às bactérias e fungos”, pode ler-se na nota publicada.

Para minimizar os riscos associados à utilização de metamizol, deve então seguir algumas recomendações, nomeadamente: a substância deve ser utilizada por um curto período de tempo (no máximo sete dias). Em caso de utilização mais prolongada, os valores do hemograma devem ser monitorizados; já os doentes com reações hematológicas prévias ao metamizol ou em tratamento com imunossupressores não devem utilizar medicamentos que contenham a substância; a prescrição destes medicamentos em doentes idosos deve ser feita com especial atenção; os doentes a quem foi prescrito metamizol não devem interromper o tratamento, ressalva a DECO.

De acordo com o Infarmed, estes medicamentos mantêm uma relação benefício-risco positiva desde que cumpridas todas as indicações de uso do metamizol e as precauções referidas. Porém, se surgirem sinais e sintomas de discrasia sanguínea, tais como mal-estar geral, infeção, febre persistente, hematomas, hemorragias ou palidez, recomenda-se que consulte o médico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório