Meteorologia

  • 19 DEZEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 16º

Edição

Incidente no porto de Leixões com navio a derramar ácido fórmico

A Proteção Civil foi acionada para o local para acompanhar o descarregamento do navio.

Incidente no porto de Leixões com navio a derramar ácido fórmico

Um incidente no porto de Leixões provocou, ao final da manhã desta segunda-feira, o derrame de ácido fórmico por parte de um contentor transportado por um navio que acostou hoje no referido porto. 

A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto que, porém, não confirmou a natureza da substância.

No entanto, a agência Lusa chegou à fala com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo que explicou que se tratou de um derrame "ligeiro" e que o ácido fórmico "não é contaminante".

Porém, como se verificou a libertação de gases, aquela administração portuária "tomou de imediato conta da ocorrência e ativou as medidas de contingência habituais, tendo sido envolvida a Proteção Civil, de forma a acompanhar o descarregamento do contentor do navio".

Contactado pela Lusa, o vereador do pelouro da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, explicou que as operações de contenção ainda decorrem, estando o produto derramado "contido no interior do porto".

"Para já, as operações até ao momento permitem considerar que não há razão para alarme. Não há perigo para a população", sublinhou.

Além disso, José Pedro Rodrigues acrescentou que estão a ser apuradas as circunstâncias e o produto derramado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório