Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Alerta: Estes microondas são "perigosos" e devem ser tirados do mercado

O alerta é da DECO, que explica ainda que já alertou as entidades responsáveis, mas os equipamentos “continuam com maus resultados e à venda”.

Alerta: Estes microondas são "perigosos" e devem ser tirados do mercado
Notícias ao Minuto

07:55 - 22/10/18 por Filipa Matias Pereira

País DECO

A Deco testou um dos eletromésticos mais utilizados no quotidiano dos portugueses: o microondas, ou não fosse tantas vezes o eleito para aquecer, descongelar e até preparar refeições. E desta análise há um resultado claro: foram detetados dois equipamentos “perigosos”. São eles o DAEWOO KOG 6F27 e o TEKA MW 21IVS.

Em ambos os casos foram medidas temperaturas “acima dos valores permitidos para o tipo de superfície, segundo a norma de segurança elétrica”, refere a plataforma de defesa do consumidor na sua página institucional.

Para lá disso, esclarece ainda a DECO, “o topo e a porta dos microondas são os pontos mais críticos por atingirem temperaturas excessivas 30 minutos após a função grill estar ativa”.

Perante as circunstâncias, a DECO já deu conhecimento da situação à Direção-Geral do Consumidor, responsável pela comunicação no sistema de alerta RAPEX, e denunciou a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica para que retire os modelos das lojas. Porém, até ao momento associação ainda não obteve resposta sobre os modelos perigosos, “continuam com maus resultados e à venda”.

No microondas com grill DAEWOO KOG 6F27, a DECO mediu 92,5ºC no topo da superfície de metal revestido, quando o limite é de 80ºC para este tipo de superfície. Já no microondas com grill TEKA MW 21IVS, foram medidos 91ºC na porta, quando o máximo admissível para superfícies de vidro é de 85ºC.

Recorde-se que em outubro de 2013 as normas sobre as temperaturas máximas para superfícies em microondas foram estabelecidas.

Face ao cenário, a DECO deixa um conselho: “Se procura um microondas seguro e com um bom desempenho, escolha um equipamento simples, só para aquecer e descongelar, ou com grill, para aquecer, descongelar, grelhar e gratinar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório