Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Furacão Leslie: Falhas de luz registadas em todo o país

Há 15 mil clientes da EDP que se queixaram de falha de luz.

Furacão Leslie: Falhas de luz registadas em todo o país
Notícias ao Minuto

22:27 - 13/10/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Tempestade

Mais de 15.000 habitações estavam sem fornecimento de energia elétrica esta noite, devido à passagem da tempestade tropical Leslie, disse à agência Lusa fonte da EDP Distribuição, admitindo um agravamento da situação.

“Tem havido um agravamento significativo das condições, o que deixa cada vez mais pessoas sem energia, estamos a atualizar os dados a cada dez minutos”, informou a diretora de comunicação da EDP Distribuição, Fernanda Bonifácio.

Segundo a mesma fonte, o maior número de habitações afetadas localiza-se nos concelhos de Pombal, Marinha Grande e Leiria, no distrito de Leiria, representando “uma área muito significativa” da extensão dos danos.

“Só será possível ter uma noção mais clara na madrugada [de domingo], quando se conseguirá fazer uma avaliação. Temos equipas de emergência no terreno, mas só quando as coisas acalmarem é que conseguiremos avaliar”, afirmou.

Também na região da grande Lisboa há registo de falhas de energia elétrica nos concelhos de Loures e Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 13 distritos sob aviso vermelho, o mais grave, por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, em consequência da passagem pelo território continental do furacão Leslie.

Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Santarém são os distritos abrangidos pelo aviso.

O furacão Leslie deverá atingir o território continental como depressão pós-tropical, mas com ventos com "intensidades equivalentes a uma tempestade tropical", com rajadas acima dos 130 quilómetros/hora que podem chegar a máximos históricos de 180/190 quilómetros/hora, segundo o meteorologista do IPMA Nuno Moreira.

De acordo com a Proteção Civil, o período crítico deverá acontecer entre as 23:00 de sábado e as 04:00 de domingo.

--

Se conseguiu captar, em segurança, imagens ou vídeos da forma como a tempestade está a afetar a sua localidade e quiser partilhar pode enviar para: press@noticiasaominuto.com

Recomendados para si

;
Campo obrigatório