Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente de Cascais: "O incêndio não está extinto, mas está controlado"

O presidente da Câmara de Cascais disse hoje que o combate ao incêndio que lavra no concelho desde sábado à noite está a decorrer favoravelmente já que o "pior inimigo", o vento, acalmou a partir das 06h00.

Presidente de Cascais: "O incêndio não está extinto, mas está controlado"
Notícias ao Minuto

08:32 - 07/10/18 por Lusa

País Serra de Sintra

"O incêndio não está extinto, mas está controlado. Para isso, ajudou o vento, que foi o pior inimigo, ter acalmado. O vento caiu às 06h00 e, a partir daí, os homens no terreno começaram a ter capacidade" de o controlar, disse Carlos Carreiras.

O autarca disse ainda esperar que os meios aéreos, que começaram a trabalhar pelas 08h00, "consigam debelar" alguns focos do incêndio.

Questionado pela Lusa acerca das críticas que alguns moradores na localidade da Charneca fizeram à falta de limpeza nas matas, o presidente da Câmara de Cascais afirmou que tal não é verdade.

"O que funcionou realmente foi todo o trabalho que foi realizado desde o ano passado. Admito que algumas pessoas possam, na aflição, ter feito o desabafo. Mas o trabalho foi feito", frisou.

O incêndio que deflagrou no sábado na serra de Sintra, Lisboa, e alastrou depois para o concelho de Cascais provocou ferimentos ligeiros em dois bombeiros, afetou uma casa de habitação e obrigou à retirada de 47 pessoas de casa, residentes em habitações das aldeias de Biscaia, Figueira do Guincho, Almoínhas e Charneca, em Cascais.

Às 08h00, o fogo estava a ser combatido por 754 operacionais, 218 meios terrestres e oito meios aéreos, segundo a página da internet da Proteção Civil.

O incêndio deflagrou no sábado, às 22h50, na zona da Peninha, serra de Sintra, tendo alastrado ao concelho de Cascais, num combate às chamas muito dificultado pelos ventos que chegaram a ter rajadas de 100 quilómetros por hora.

Também foi evacuado o Parque de Campismo da Areia, no Guincho, tendo sido transportados os seus ocupantes para o Pavilhão Dramático de Cascais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório