Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Drone avistado por piloto parou Aeroporto do Porto por 40 minutos

Um avião da Turkish Airlines acabou por ter de divergir para Lisboa.

Drone avistado por piloto parou Aeroporto do Porto por 40 minutos
Notícias ao Minuto

21:13 - 16/08/18 por Filipa Matias Pereira

País NAV

Na tarde desta quinta-feira, durante cerca de 40 minutos, os voos no Aeroporto do Porto foram interrompidos. Em causa esteve o "avistamento de um drone" por parte de um piloto no espaço aéreo nas imediações da pista. 

Em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte oficial da NAV Portugal, entidade responsável pela gestão do espaço aéreo nacional, explicou que o comandante de um voo que tinha descolado do Porto avistou o equipamento no ar, "a 5  mil pés de altitude, cerca de 1,5 km". 

Perante a situação, de acordo com o protocolo da NAV, "as autoridades suspenderam as operações e procuraram avistar o drone", mas não conseguiram. 

Esta vistoria durou cerca de 40 minutos, entre as 14h10 horas e as 14h50 horas, e durante esse período as descolagens e as aterragens estiveram interrompidas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. 

Salientou ainda a mesma fonte que nesse período deveria ter aterrado um voo da Turkish Airlines, que acabou por ter de "divergir para Lisboa". 

Recorde-se que a aviação civil reportou 16 incidentes com 'drones' no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que instaurou 15 processos contraordenacionais em 2017 e dois até final de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório