Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2018
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 22º

Edição

Identificada empresa suspeita de ter poluído ribeiro em Santo Tirso

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já tem indiciada a empresa alegadamente responsável pelo derrame ilegal ocorrido há uma semana num ribeiro em Santo Tirso, no distrito do Porto, revelou hoje à agência Lusa fonte daquela força policial.

Identificada empresa suspeita de ter poluído ribeiro em Santo Tirso
Notícias ao Minuto

13:31 - 13/08/18 por Lusa

País GNR

Equipas da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SPENA) estiveram na quinta-feira no ribeiro de Luvazim, que desagua no rio Vizela, recolhendo amostra da água que se apresentava "negra".

Subindo o ribeiro em busca de indícios do local da descarga, as autoridades "identificaram uma indústria local" que pode ser a responsável pelo derrame ilegal, disse a fonte.

"O facto de as análises ainda decorrerem impede que seja divulgada a identidade da empresa responsável", acrescentou a mesma fonte, referindo-se ao processo que, fruto da sua complexidade, "pode demorar alguns meses até haver contraordenações".

Ainda segundo a fonte da GNR, o "grau de poluição das águas do ribeiro já diminuiu", não havendo registo de "peixes mortos".

Na quarta-feira o Jornal de Notícias noticiou a descarga ilegal naquele ribeiro, citando moradores da freguesia de Vila das Aves que afirmavam serem as "descargas recorrentes" e que "pelo menos há dez anos" que a água "corre às cores".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório