Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Incêndios: Sete distritos continuam com alerta vermelho

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) fez esta segunda-feira, ao final da tarde, um ponto de situação.

Incêndios: Sete distritos continuam com alerta vermelho
Notícias ao Minuto

20:55 - 06/08/18 por Anabela de Sousa Dantas

País ANPC

Há sete distritos que se mantêm em alerta vermelho, o mais grave, relativo aos meios de combate a incêndios florestais: Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda e Portalegre.

O aviso vermelho, sublinhe-se, implica recomendações à população para que se mantenha regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e para que siga as orientações das autoridades.

Foi ainda determinado alerta laranja para seis distritos (Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Viseu) e alerta amarelo para cinco (Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real).

O estado de alerta especial faz parte do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, que define a "prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro em conformidade com os riscos associados".

A informação foi enviada esta segunda-feira pela ANPC em comunicado, fazendo um ponto de situação sobre os incêndios a nível nacional. Até às 19h, existiam 58 ocorrências de incêndio rural com o envolvimento de 1.660 operacionais apoiados por 429 veículos e 12 meios aéreos.

A ANPC chama a atenção para a “rapidez e a violência de propagação de incêndios que ocorrem com este tipo de condições meteorológicas” e apela aos cidadãos “para se manterem permanentemente informados sobre o evoluir da situação nas zonas em que residem ou visitam”.

Em caso de perigo, devem cumprir “as medidas de autoproteção e só procederem à evacuação do local onde se encontrem em condições de absoluta segurança”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório