Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2021
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Manobras de reanimação? Devem ser feitas ao ritmo desta música

Se estiver perante uma paragem cardiorrespiratória, sabe o que fazer? Se não sabe, esta notícia é para si. Lembre-se que pode salvar uma vida.

Salvar uma vida pode estar nas suas mãos. Mais do que um clichê, a expressão deve ser interpretada com seriedade porque, de facto, os conhecimentos de primeiros socorros podem ser determinantes para atuar no momento certo e, deste modo, salvar a vida de uma vítima que, por exemplo, entra em paragem cardiorrespiratória. 

Se encontrar uma vítima inconsciente que não esteja a respirar sabe o que fazer? 

Ora, de acordo com as guidelines internacionais, deve, em primeiro lugar, certificar-se que estão reunidas as condições de segurança para aturar (exemplo: não entrar em ambientes em chamas, etc.).

De seguida, toque nos ombros da vítima e interrogue-a. O objetivo aqui é perceber o estado de consciência. Caso não haja resposta, deve permeabilizar a via aérea. Com uma mão na testa e dois dedos no queixo, levante ligeiramente a cabeça da vítima. Agora, aproxime-se da boca e do nariz do indivíduo e, durante 10 segundos, tente perceber se há respiração. Sugere-se, nesta etapa, que fixe o olhar no peito da vítima para averiguar se há elevação da caixa torácica (um indicativo de respiração). 

Notícias ao MinutoPermeabilizar via aérea © Reprodução

Se a pessoa não está a respirar, esta é a altura para ligar o número de emergência (112). O intuito aqui subjacente é que sejam ativados os meios de emergência médica da forma mais breve possível. Quanto menos tempo as equipas de emergência demorarem, durante menos tempo terá de realizar manobras de suporte básico de vida.

Sugere-se que ponha a chamada em altifalante para que as suas mãos estejam libertas, não só irá precisar delas como de bastante energia. Lembre-se, a vida da vítima, neste momento, depende de si!

Agora, sobreponha as mãos, entrelace os dedos, estique-os e identifique uma linha imaginária na zona dos mamilos da vítima. Posicione as mãos no centro e comece a fazer compressões São necessárias 30 compressões seguidas de duas insuflações. Depois de começar só deve parar assim que os elementos da equipa de socorro estiverem preparados para avançar e o substituir. Mas, nesta fase, há ainda um aspeto a realçar: em relação às insuflações, as guidelines indicam que só as deve fazer se tiver uma máscara para o efeito. Se não a tiver, por sua segurança, não as faça. Neste caso, deve fazer as compressões continuamente, sem paragem, para que o coração continue a bombear o sangue. Saliente-se ainda que a vítima deve estar deitada sobre um piso firme. 

E a que ritmo deve fazer as compressões? Para responder a esta questão sugerimos que veja o vídeo que está na galeria. Sim, deve fazer compressões ao ritmo da música 'Stayin' Alive'. E, na prática, também é isso que se pretende, certo? Manter a vítima viva. 

Se tiver oportunidade, sugere-se que faça um curso de primeiros socorros onde aprenderá, entre outros, aspetos, qual a força que deve aplicar nas compressões torácicas. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório