Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Exames nacionais: Aumentam reprovações a Matemática e História

Apesar do aumento das reprovações a Matemática e História A, há um aumento da classificação média Física e Química A. Já Português manteve a taxa de reprovação.

Exames nacionais: Aumentam reprovações a Matemática e História
Notícias ao Minuto

12:25 - 12/07/18 por Filipa Matias Pereira

País Conclusões

De acordo com a informação do Júri Nacional de Exames relativa à primeira fase dos exames do ensino secundário 2018, é de registar “o facto de as médias das classificações dos vários exames relativos aos alunos internos serem todas iguais ou superiores a 95 pontos”.

Para lá disso, e tendo em linha de consideração as disciplinas com um número de alunos internos superior a 2500, aquelas em que é possível estabelecer comparações estatisticamente mais significativas, é de destacar, sobretudo, “a subida da classificação média, em sete pontos, na disciplina de Física e Química A (10,6 valores), e em seis pontos na disciplina de Biologia e Geologia (10,9 valores)”.

Já em relação às disciplinas de História A (9,5 valores) e Economia A (11,3 valores), há uma diminuição da classificação média nas disciplinas de pontos percentuais. 

No âmbito do Português, que registou a média de 11 valores, não se registou alteração ao nível de reprovações, situando-se nos seis pontos percentuais. 

Por outro lado, salienta-se ainda o facto de nas disciplinas de Física e Química A e História da Cultura e das Artes a taxa de reprovação dos alunos internos ter descido, respetivamente, 4 e 3 pontos percentuais. Em sentido inverso, “e apesar de não se verificar variação significativa nas classificações de exame nas disciplinas de Matemática A, Matemática B e MACS a taxa de reprovação, quando tidas em conta as classificações internas dos alunos, aumenta um ponto percentual”.

Já em relação às disciplinas de Inglês e Alemão, verifica-se, tal como tem acontecido nos anos anteriores, que “os alunos internos obtêm classificações mais elevadas do que as alcançadas pelos alunos autopropostos. Algumas das diferenças mais significativas observam-se, como é usual, nas disciplinas de Matemática A, Matemática B e Geometria Descritiva A”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório