Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Verão tímido continua escondido entre nuvens e chuviscos

É o jogo do gato e do rato. O verão continua a fazer das suas, presenteando-nos com uma quarta-feira acinzentada e com possibilidades de aguaceiros, granizo e trovoadas nas regiões do interior do Norte e Centro. Contudo, atenção aos níveis de radiação ultravioleta (UV).

Verão tímido continua escondido entre nuvens e chuviscos
Notícias ao Minuto

06:57 - 11/07/18 por Lusa

País IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde.

A previsão aponta também para condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, nas regiões do interior, em especial nas zonas montanhosas e durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado, de noroeste no litoral a partir da tarde e de nordeste nas terras altas até meio da manhã e no final do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e interior do Alentejo até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira ocidental.

O IPMA prevê ainda vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a partir da tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Beja e em Portalegre) e os 19 (em Lisboa) e as máximas entre os 24 graus (no Porto) e os 32 (em Castelo Branco, Évora e Beja).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha, vento moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte nas terras altas e no extremo leste e descida de temperatura nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 25 graus Celsius.

O IPMA prevê para os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial) céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos durante a madrugada e início da manhã e vento do quadrante norte bonançoso.

Para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos em S. Miguel a partir da noite e vento nordeste bonançoso a moderado rodando para norte.

Em Santa Cruz das Flores, na Horta e Angra do Heroísmo as temperaturas vão variar entre os 19 e os 25 graus Celsius e em Ponta Delgada entre os 18 e os 25.

Radiação ultravioleta (UV): Risco muito elevado 

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Guarda, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Braga, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro no continente, o arquipélago da Madeira e as ilhas das Flores, Faial, Terceira e São Miguel nos Açores.

Com níveis elevados estão apenas os distritos do Porto e Viana do Castelo.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório