Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Verão? Chuva, granizo e trovoada para hoje (e para o fim de semana)

Sete distritos estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à chuva, trovoada e granizo. Cenário para o fim de semana não será melhor.

Verão? Chuva, granizo e trovoada para hoje (e para o fim de semana)
Notícias ao Minuto

08:05 - 29/06/18 por Melissa Lopes

País IPMA

O calendário avança, mas o tempo parece ter ficado preso à estação anterior. E o cenário para esta sexta-feira abre caminho a um fim de semana perfeito, mas não para ir para a praia.

De acordo com o Instituto Português do Mar (IPMA), o tempo esta sexta-feira vai apresentar-se com períodos de céu muito nublado e, para o final da tarde, está mesmo prevista a ocorrência de aguaceiros em todo o país.

Na região norte e centro, os aguaceiros são mais prováveis no interior, podendo ser por vezes fortes, de granizo, acompanhados de trovoada, em especial nas regiões montanhosas.

Na região sul, podem ocorrem períodos de chuva no litoral oeste, também ao final do dia, mantendo-se durante o dia o céu nublado.

A previsão de instabilidade do tempo levou o IPMA a colocar, a partir da tarde desta sexta-feira, sete distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, granizo e trovoada. São eles: Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Coimbra e Braga

As temperaturas mínimas vão variar entre os 12ºC (Portalegre e Évora) e os 17ºC (Faro) e as máximas entre os 21 (Porto) e os 29º C (Beja e Évora).

E o cenário para o fim de semana, no território continental, não é melhor. Para sábado, o IPMA prevê condições idênticas de nebulosidade e instabilidade, em especial nas regiões norte e centro, onde vão manter-se as previsões de chuva, granizo e trovoada, ao final da tarde. Para domingo, dia 1 de julho, as coisas melhoram a sul, onde são esperadas boas abertas, mantendo-se, contudo, a possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões norte e centro. 

Para a Região Autónoma dos Açores o IPMA prevê para esta sexta-feira, períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos, que serão mais frequentes durante a madrugada e manhã nas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo), e temperaturas a variarem entre os 18 graus (mínima em Ponta Delgada) e os 24 graus (máxima para toda a região).

Já para o arquipélago da Madeira o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e de chuva ou aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas. os termómetros vão variar entre os 19 (mínima em Porto Santo) e os 25 graus (máxima no Funchal).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório