Mais de 100 agricultores afectados por mau tempo recebem 1,5 milhões

Mais de 100 agricultores da Póvoa de Varzim afetados pelo mau tempo de janeiro vão receber um total de 1,5 milhões de euros de apoio no âmbito do PRODER, revelou hoje o Governo.

--

©

Lusa
21/08/2013 16:33 ‧ 21/08/2013 por Lusa

País

Póvoa de Varzim

O Ministério da Agricultura e do Mar, em resposta à Lusa, indicou que os produtores afetados pelas intempéries de janeiro tiveram de apresentar as candidaturas aos apoios para restabelecimento do potencial produtivo entre 08 de março e 08 de abril, tendo sido apresentadas um total de 107, das quais 101 foram aprovadas e 88 se encontram já em execução.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura e do Mar, 12 das candidaturas estão em fase de celebração de contrato, enquanto outros dois “se encontram por decidir”, sendo que o “investimento envolvido nas candidaturas aprovadas do concelho da Póvoa de Varzim corresponde a cerca de 1,5 milhões de euros”.

A 01 de março deste ano, o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, assinou um despacho com o objetivo de conceder “um apoio à reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações, no que se refere a animais, plantações plurianuais, estufas e estufins, equipamentos e infraestruturas agrícolas situados nas mesmas, que tenham sido danificados na sequência das fortes intempéries ocorridas em 19 e 20 de janeiro de 2013”.

O montante total do apoio disponibilizado então foi de 15 milhões de euros, sendo concedido “sob a forma de incentivo não reembolsável [correspondente] a 75% do valor do investimento elegível”.

Em janeiro, o mau tempo destruiu centenas de estufas localizadas no município da Póvoa de Varzim, tendo causado prejuízos estimados em cerca de cinco milhões de euros.

Na altura, rajadas de vento varreram cerca de 150 hectares de terrenos onde estavam localizadas 400 produções agrícolas das quais dependiam mais de 10 mil pessoas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas