Uma falha de comunicação entre uma piloto da TAP e a torre de controlo de um aeroporto francês está a tornar-se viral nas redes sociais... e não é para menos.
O insólito momento aconteceu em junho, durante uma viagem entre Lisboa e Nice, em França, mas só agora se está a tornar público. Em causa, está uma conversa em inglês entre as duas partes acima mencionadas.
Durante a conversa, a piloto da TAP tenta explicar que o avião onde seguem está sem casas de banho ('toilet', em inglês). Porém, na torre de controlo, aquilo que se entende é que o "avião está sem 'pilot' (piloto)".
A situação acaba por causar algum 'caos', com a torre de controlo a questionar, por diversas vezes, se a equipa a bordo está a "declarar emergência".
“Estamos a solicitar mais velocidade, se possível, e rotas mais diretas Não temos casas de banho a bordo no voo de hoje, por isso precisamos de aterrar o mais rapidamente possível por causa dos passageiros”, tenta explicar a piloto, de forma repetida até que dá por terminada a conversa.
“Falamos em terra. Para já, só precisamos de fazer a aproximação", concluiu.
A CNN Portugal, que foi quem inicialmente avançou com a notícia, falou com o antigo comandante da TAP José Correia Guedes, que defendeu que o que sucedeu se deveu a uma má escolha de palavras.
"A piloto portuguesa, na minha opinião, escolheu mal o termo. Usou 'toilet', que se confunde facilmente com 'pilot'. Deveria ter optado por ‘lavatory’ ou ‘WC’”, sugeriu.
"Estas situações não deviam acontecer, mas em situações em que se deixa de falar a linguagem técnica, às vezes há mal-entendidos. A portuguesa exprimiu-se bastante bem, apesar da má escolha de palavras. O francês entendeu mal, mas isto não quer dizer que não saiba falar o inglês técnico, obrigatório à sua profissão", completou.
Assista ao momento no vídeo abaixo:
The Most Ridiculous ATC Miscommunication Ever — It Escalated Fast!
— Turbine Traveller (@Turbinetraveler) July 10, 2025
Flight_Follower(IG) pic.twitter.com/fgp61Ghy12
Leia Também: Hugo Soares diz que foi PS a quebrar consenso na Lei da Nacionalidade