Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

NATO descarta levantamento de sanções à Coreia do Norte

O secretário-geral da NATO saudou hoje a suspensão dos testes nucleares na Coreia do Norte, mas descartou o levantamento das sanções internacionais sem "mudanças concretas" por parte do regime de Kim Jong-un.

NATO descarta levantamento de sanções à Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

12:19 - 26/04/18 por Lusa

Mundo Secretário-geral

"Enquanto não constatarmos mudanças concretas no comportamento do regime da Coreia do Norte, devemos manter as sanções internacionais", defendeu Jens Stoltenberg, na conferência de imprensa prévia à reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, que vai decorrer na sexta-feira, em Bruxelas.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte valorizou, no entanto, a decisão do regime de Kim Jong-un de suspender os testes nucleares, considerando este passo "um progresso", resultante "da forte pressão à Coreia do Norte", nomeadamente das sanções implementadas pela ONU a entidades e pessoas responsáveis pelo programa de testes nucleares.

As declarações de Stoltenberg acontecem um dia antes do histórico encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que vão reunir-se na parte sul-coreana da zona desmilitarizada, na fronteira entre os dois países.

O ex-primeiro ministro da Noruega recordou que na sua visita à região, no outono, sentiu "a tensão", mas considerou que a cimeira desta sexta-feira é "muito alentadora", e um "passo muito importante para negociar uma solução pacífica para a crise na península".

"É importante que continuemos a apoiar todos os esforços para encontrar uma solução política. Acredito que uma das razões pelas quais assistimos a progressos nas últimas semanas foi pela forte pressão [da comunidade internacional]", referiu.

Kim Jong-un vai ser o primeiro dirigente norte-coreano a pisar solo da Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53). As duas anteriores cimeiras intercoreanas, em 2000 e 2007, decorreram em Pyonyang.

A Coreia do Norte anunciou no sábado que suspendeu os testes nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance e que tem planos para encerrar as instalações de testes nucleares.

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA, adiantou que a suspensão dos testes nucleares tinha efeito a partir de sábado.

A reunião dos líderes da península coreana vai anteceder o encontro histórico entre Kim e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para final de maio ou início de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório