Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Barcelona enfrenta praga de ratos... de laboratório

Ratos brancos, conhecidos como ratos de laboratório, não são, de todo, animais citadinos.

Barcelona enfrenta praga de ratos... de laboratório
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Os habitantes de Barcelona, ou quem estiver por estes dias na cidade catalã, é provável que tenham um encontro especialmente indesejado. É que, a par dos habituais turistas, passeiam-se no coração da cidade catalã ratos brancos, conhecidos como ratos de laboratório, uma espécie que não é usual viver em centros urbanos.

Escreve esta quarta-feira o jornal La Vanguardia que, à medida que a madrugada avança, começam a ver-se estes ratos e os cinzentos a passearem-se alegremente por toda a Praça da Catalunha. Assim que o dia nasce, os ratos de laboratório escondem-se nos arbustos, enquanto os cinzentos preferem esconder-se nos esgotos.

O mesmo jornal descreve que, nos últimos dias, tem sido frequente ouvir-se gritos de quem de repente se apercebe que tem um rato ao lado, num banco de jardim, por exemplo.

Para fazer face ao problema, a Câmara Municipal já começou o processo de desratarização na Praça.

Um responsável da empresa destinada ao controlo de pragas confirmou - “com surpresa” - a existência de ratos de laboratório na cidade. “A verdade é que não são habituais nas ruas da cidade, mas um único exemplar pode dar origem a uma colónia. Basta que um escape de um laboratório, de uma tenda de animais, de uma casa… Ou talvez alguém que tenha tido um rato como animal de estimação e o abandonou”, explicou o responsável.

Outra explicação que pode ser encontrada é estes animais serem resultado de algum tipo de mutação e que possam ser, por exemplo, uma espécie albina. Mas, esta última hipótese, parece ser muito pouco provável, indicou, adiantando que, em todo o caso, a sua erradicação é muito complicada. “O bom clima de Barcelona não ajuda", sublinhou, acrescentando que as fezes dos pombos, muito abundantes na Praça, atraem ainda mais estes roedores que estão a começar a fase da reprodução. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório