Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Seca e incêndios comprometem produção de gado no sul dos EUA

A persistência da seca e dos incêndios colocou os rancheiros criadores de gado em pelo menos cinco Estados sulistas dos EUA a procurar pastos, enquanto outros estão a vender as suas manadas.

Seca e incêndios comprometem produção de gado no sul dos EUA
Notícias ao Minuto

08:57 - 25/04/18 por Lusa

Mundo Oklahoma

As condições extremas e excecionais da seca contribuíram para os incêndios nos Estados do Colorado, Kansas, Oklahoma, Texas e Novo México, atrasando o crescimento ou destruindo a erva e a farinha usada para alimentar o gado na primavera.

"Encontrar pastagens nesta parte do Estado é quase impossível", segundo o rancheiro Darrel Shepherd, de Custer, no Oklahoma, a 129 quilómetros da Cidade de Oklahoma.

Duas regiões deste Estado, que ocupam uma área equivalente a 20% da área total, estão consideradas como estando em seca excecional, a categoria mais severa.

Esta classificação de seca excecional é também noticiada em partes do Texas, Colorado, Kansas, Novo México, Utah e Arizona.

Dirigentes federais da agricultura no Novo México noticiaram que alguns rancheiros podem não ser capazes de manter a dimensão das suas manadas e outros já estão mesmo a encolhê-las, enquanto os rancheiros ao longo do Rio Grande estão confrontados com menos água para regarem as suas terras.

No noroeste do Oklahoma, dois grandes incêndios consumiram 1.412 quilómetros quadrados, destruindo pastagens, mas a chuva que caiu no último fim de semana ajudou os bombeiros a controlar as chamas.

"Este fim de semana foi uma prenda de Deus, mas insuficiente para acabar com a seca", considerou um economista agrícola da Universidade estadual do Oklahoma, Derrell Peel. "Mas é um primeiro passo e a altura do ano é a indicada para a erva crescer nas próximas semanas", acrescentou.

É preciso que a chuva caia até pelo menos ao início de junho de forma a impedir que os rancheiros do Oklahoma enfrentem a necessidade de reduzir as manadas, disse Peel, mas, por outro lado, mesmo que isso aconteça, não espera qualquer impacto no preço da carne, que está a subir.

"Não penso que esta área seja grande o suficiente", considerou Peel, que previu a continuação da subida deste preço à escala nacional.

Tanto Shepherd, como o agente de extensão de informação científica do condado de Woods, Greg Highfill, afirmaram que os rancheiros nos Estados vizinhos estão a dar a forragem que podem para ajudar a manter vivo o gado do Oklahoma.

"Devido à seca, não há tanta forragem extra como nos outros anos", segundo Shepherd, que salientou: "As pessoas estão a ser muito generosas e a dar a forragem extra que possam ter".

Shepherd admitiu que desconhece de onde vem a forragem, mas que está agradecido pelo que tem sido fornecido.

"Há uma grande quantidade de forragem fora do Estado que está a ser despachada para cá. Não temos toda a que queríamos, mas estamos a ter mais cada dia que passa", comentou, reconhecendo: "Não podemos agradecer o suficiente a estas pessoas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório