Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

China vai usar reconhecimento facial para multar peões fora da passadeira

As autoridades já usam ecrãs gigantes para nomear e envergonhar pedestres que violem as regras.

China vai usar reconhecimento facial para multar peões fora da passadeira
Notícias ao Minuto

10:49 - 30/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polícia

A polícia de trânsito chinesa vai começar a usar tecnologia de reconhecimento facial para identificar os peões que atravessem a estrada fora da passadeira. De seguida, os incumpridores recebem a multa diretamente no telemóvel, através de uma mensagem escrita.

As autoridades na cidade de Shenzhen já têm um sistema semelhante, que reconhece as pessoas através das câmaras de vigilância e as identifica. Depois nomeiam publicamente quem não cumpre as regras e envergonham-nas mostrando a sua cara em ecrãs gigantes perto de passadeiras e na página do governo chinês na internet.

Depois de o sistema ser aplicado em Shenzhen, em abril do ano passado, num espaço de dez meses foram identificadas 13,939 pessoas, revelou a polícia ao Independent. A tecnologia demonstrou reduzir o número de pessoas que repetem a transgressão e regista o número de vezes que alguém viola as regras de trânsito.

O software de reconhecimento facial também tem sido utilizado para identificar condutores que violem as regras da estrada em Pequim e Shangai.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório