Detido líder de seita que marcava "escravas sexuais" como se fossem gado

Keith Raniere, líder de uma perigosa seita, foi preso no México no passado domingo.

Notícia

© Reprodução

Notícias Ao Minuto
27/03/2018 23:33 ‧ 27/03/2018 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

Keith Raniere, líder do obscuro grupo de alegada autoajuda Nxivm (diz-se Nexium), foi detido pelas autoridades mexicanas no último domingo, numa luxuosa residência em Jalisco, e extraditado para os Estados Unidos.

O líder da organização criminosa, com 57 anos de idade, era procurado pelo crime de tráfico de seres humanos e formação de quadrilha para a prática de trabalhos forçados. Vai responder às acusações num tribunal do Texas.

“Raniere criou uma sociedade secreta com mulheres com as quais teve relações sexuais e que foram marcadas com as suas iniciais, sendo forçadas sob a ameaça”, escreve a acusação.

Conforme avançara a imprensa norte-americana anteriormente, algumas das mulheres que eram apanhadas nas teias da organização eram forçadas a manter relações sexuais com ele, sendo consideradas suas “escravas sexuais”, e acabavam marcadas como a iniciais de Keith na zona pélvica, como se se tratasse de gado.

A seita Nxivm tinha a aparência de ser uma associação de autoajuda para os seus aderentes mas, na realidade, funcionava como um esquema Ponzi, através de cursos criados por Raniere. Estes cursos, que eram aconselhados aos membros da associação para poderem subir na mesma, podiam reunir milhares de pessoas em vários países, com custos que poderiam chegar aos seis mil euros por pessoa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas