Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

China abre caminho para Xi Jinping ficar no poder indefinitivamente

O parlamento chinês votou favoravelmente a uma alteração na constituição que vai permitir ao atual presidente ficar no poder até quando quiser.

China abre caminho para Xi Jinping ficar no poder indefinitivamente
Notícias ao Minuto

21:44 - 12/03/18 por Fábio Nunes

Mundo Decisão

O parlamento chinês aprovou este domingo uma controversa alteração à constituição que pode permitir a Xi Jinping, o presidente da China, ficar no poder de forma indefinitiva. A CNN avança que dos quase três mil delegados do Congresso Popular chinês, apenas dois votaram contra e três abstiveram-se. Vai ser assim removida a restrição de dois mandatos de cinco anos ao presidente da China.

O Partido Comunista chinês tinha anunciado a proposta no dia 25 de fevereiro. Justificou a necessidade de fazer esta alteração com a possibilidade de alinhar a presidência com os outros dois cargos de Xi Jinping, o de líder do partido e o de líder militar, cargos que não têm limites de mandato.

Xi Jinping , de 64, é considerado o líder chinês mais poderoso depois de Mao Tsé Tung. Na semana passada, tinha afirmado que apoiava esta alteração na constituição, pois refletia a "vontade comum do partido e do povo". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório