Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Macron quer França como principal parceiro estratégico europeu da Índia

O Presidente de França realçou hoje a intenção de tornar o seu país no "principal parceiro estratégico" europeu da Índia, onde se encontra para assinar 14 acordos em áreas como defesa, economia ou energia solar.

Macron quer França como principal parceiro estratégico europeu da Índia
Notícias ao Minuto

12:07 - 10/03/18 por Lusa

Mundo Presidente França

Emmanuel Macron está em Nova Deli, no segundo dia da sua visita à Índia, e encontrou-se com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, antes de oficializar os acordos bilaterais, numa conferência de imprensa.

O objetivo desta deslocação é "tornar a Índia no primeiro parceiro estratégico na região, e espero que a França seja o seu primeiro parceiro estratégico na Europa e no Ocidente", afirmou o Presidente francês.

Para cumprir esta meta, os dois países, que cumprem 20 anos de relações estratégicas, vão concretizar acordos relacionados com segurança marítima, medidas antiterroristas e troca de informação classificada.

"Uma parte da estabilidade do nosso mundo constrói-se no Oceano Índico", uma zona que "não pode converter-se num lugar de hegemonia", por isso, a partir de agora o Centro Nacional de Estudos Espaciais francês e a Agência Espacial Indiana vão colaborar para vigiar a zona, garantiu o político francês.

Nas últimas décadas, a presença indiana enfrenta a crescente expansão da China e a sua intenção de garantir o abastecimento de combustíveis e matérias-primas.

O Presidente francês, que vai permanecer na Índia até segunda-feira, salientou também a importância da colaboração económica entre os dois países, principalmente nas áreas da construção de infraestruturas, como as ferroviárias.

Acrescentou ainda que a França e a Índia partilham a mesma visão do mundo "particularmente no que respeita ao clima".

Os dois países organizam em Nova Deli a primeira reunião da Aliança Internacional Solar, uma associação internacional para a energia solar que procura que as nações desenvolvidas transfiram tecnologia e financiamento para os Estados mais pobres.

O objetivo é chegar aos 121 países que têm mais de 300 dias de luz solar por ano, mas desde 2015, quando foi criada, até agora só 47 nações ratificaram o acordo.

Emmanuel Macron encontrou-se com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Sushma Swaraj, e da sua agenda constam também reuniões com o Presidente indiano Ram Nath Kovind, e com empresários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório