Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Detidas 35 mulheres no Irão por tentarem assistir a jogo de futebol

Porta-vozes do governo iraniano negam as detenções e dizem que as mulheres foram levadas para um “local adequado”. Gianni Infantino, o presidente da FIFA, estava no estádio a assistir ao jogo.

Detidas 35 mulheres no Irão por tentarem assistir a jogo de futebol
Notícias ao Minuto

23:55 - 01/03/18 por Fábio Nunes

Mundo Médio Oriente

No Irão apenas os homens podem assistir a jogos de futebol. 35 mulheres tentaram contrariar a proibição de assistirem a jogos de futebol e acabaram detidas esta quinta-feira pelas autoridades iranianas, adianta a BBC. Este grupo de mulheres queria assistir ao jogo entre duas equipas de Teerão, o Esteqlal e o Persépolis, que contou com a presença de Gianni Infantino, o presidente da FIFA, nas bancadas.

A presença de Infantino não terá sido alheia à decisão destas mulheres terem tentado ver o jogo no estádio Azadi, já que antes foram convocados protestos junto ao estádio nas redes sociais. A ativista dos direitos das mulheres, Masih Alinejad, fez um apelo esta quarta-feira para que as mulheres fossem assistir ao jogo.

“O presidente da FIFA vai estar no estádio. Gostava que as mulheres se juntassem no exterior do estádio para pedirem aos homens para não entrarem sem elas”, escreveu no Twitter.

No entanto, o porta-voz do Ministério do Interior iraniano, Seyyed Salman Samani, disse que as mulheres não foram detidas mas sim transferidas para um “local adequado”.

Desde a Revolução iraniana de 1979 que as mulheres estão proibidas de assistirem a jogos de futebol.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório