Um professor no Gana, em África, publicou uma fotografia sua a desenhar com giz de várias cores as diferentes opções que alguém que use o Microsoft Word pode encontrar. Os seus alunos também podem ser vistos a desenhar o esquema nos seus cadernos.
Isto porque a escola em questão não tem acesso a computadores, apesar de ser requerido aos alunos de 14 e 15 anos que passem num exame nacional de que a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação faz parte.
Richard Appiah Akoto, de 33 anos, é o professor da disciplina na escola secundária Betemase, na cidade de Sekyedomase, a cerca de duas horas e meia de distância da segunda maior cidade do país, Kumasi.
"Esta não é a minha primeira vez a desenhar isto. Tenho-o o feito de todas as vezes que dou aulas", disse Richard ao jornal Quartz Africa, admitindo que não imaginava que a fotografia despertasse tanta atenção.
Depois das muitas partilhas, a Microsoft foi abordada no Twitter sobre a situação e acabou a prometer equipar o professor com um computador. No entanto, Richard acrescentou que para a disciplina realmente resultar a escola precisa de cerca de 50 computadores.
Supporting teachers to enable digital transformation in education is at the core of what we do. We will equip Owura Kwadwo with a device from one of our partners, and access to our MCE program & free professional development resources on https://t.co/dJ6loRUOdg
— Microsoft Africa (@MicrosoftAfrica) February 27, 2018
Apesar de o professor estar a ser descrito nas redes sociais como uma inspiração para outros professores em África, o que faz é apenas sintomático da situação com poucos recursos em que se encontram as escolas públicas africanas.