Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Galp tem quatro unidades de produção a arrancar no Brasil em dois anos

A Galp espera acrescentar mais quatro unidades de produção de petróleo em 2018 e 2019 às que estão atualmente em operação no Brasil, onde o pricipal objetivo é optimizar a produção, disse o administrador Thore Kristiansen.

Galp tem quatro unidades de produção a arrancar no Brasil em dois anos
Notícias ao Minuto

15:05 - 20/02/18 por Lusa

Mundo Negócio

Para este ano estão programados iniciar o funcionamento Lula Norte, Lula Extensão Sul, Berbigão Sururu e em 2019 Atapu Sul.

A longo prazo, a Galp pretende desenvolver Sépia Este, Lula Oeste, Atapu Sul, Carcará e Júpiter, sendo este último um dos projetos com maior potencialidade em termos de petróleo e gás, mas que ainda está dependente do desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Segundo Kristiansen, Júpiter não deverá começar a produzir antes de meados da década.

O administrador acredita que no futuro "Carcará será um gigante e mostra que será um reforço nos ativos com capacidade e factor de recuperação elevado".

Para este projeto, o valor de 'breakeven' (preço mínimo a partir do qual a produção é economicamente viável) estimado é inferior a 40 dólares por barril para uma produção projetada de dois mil milhões de barris, com início de extração entre 2023 e 2024.

"Há oportunidades significativas para mais", garantiu o responsável, referindo que o fator de recuperação é apenas de 31% das reservas.

Em curso está o desenvolvimento de tecnologias para gradualmente aumentar a taxa de recuperação nos projetos de Lula e Iracema, sendo Iara a próxima aposta, onde vão decorrer atividades de prospecção em 2018 e 2019.

O presidente executivo, Carlos Gomes da Silva, adiantou que estão agendadas novas rondas de leilões nos próximos meses, e que a Galp tenciona continuar neste mercado.

"Não estamos desesperados ou ansiosos em juntar mais projetos, é mais importante conseguir retirar mais barris do nosso portfolio", vincou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório