Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Palestinianos apelam à greve geral e manifestação contra visita de Pence

Diferentes organizações palestinianas apelaram à manifestação e à greve geral hoje na Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel, contra a presença do vice-presidente norte-americano, Mike Pence, na região.

Palestinianos apelam à greve geral e manifestação contra visita de Pence
Notícias ao Minuto

11:48 - 23/01/18 por Lusa

Mundo Conflito

Pence "não é bem-vindo a Jerusalém", indicaram num comunicado.

A maioria das lojas e restaurantes estavam hoje fechados em Ramallah, Hebron e Nablus, as grandes cidades da Cisjordânia, e a greve foi parcialmente seguida na faixa de Gaza, mas não na cidade velha de Jerusalém, na zona oriental da cidade, ocupada e anexada por Israel.

A greve ocorre no último dia da visita de Pence à região - antes de Israel, o vice-presidente norte-americano esteve no Egito e na Jordânia -- que foi boicotada pelos palestinianos.

O presidente Donald Trump reconheceu a 06 de dezembro Jerusalém como capital de Israel e anunciou a transferência da embaixada de Telavive para Jerusalém.

O anúncio, aplaudido como "histórico" pelo governo israelita, foi criticado pelos palestinianos e por quase toda a comunidade internacional, tendo feito aumentar a tensão na região.

Dezoito palestinianos e um israelita morreram desde então em confrontos.

Os palestinianos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado da Palestina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório