Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Manchas do derrame de petroleiro na China têm 332 quilómetros quadrados

As manchas de crude causadas pelo derrame do petroleiro iraniano Sanchi, que se afundou no mar Oriental da China, cobrem já uma superfície de 332 quilómetros quadrados, revelaram na noite de domingo as autoridades chinesas.

Manchas do derrame de petroleiro na China têm 332 quilómetros quadrados
Notícias ao Minuto

07:30 - 22/01/18 por Lusa

Mundo Crude

Imagens difundidas pela Administração Estatal de Oceanos da China mostram três manchas de petróleo, que ocupam, no total, 332 quilómetros quadrados.

O Governo chinês não fez ainda o balanço do impacto para o ambiente.

Nos últimos dias, o tamanho das manchas tem variado: na sexta-feira fixou-se em 260 quilómetros, no sábado encolheu para 199 quilómetros e voltou depois a aumentar.

Na sexta-feira, as autoridades chinesas referiram a possibilidade de trazer à tona o petroleiro, de forma a travar o derrame.

O Governo não voltou, no entanto, a referir essa possibilidade e supõe-se que o Sanchi, que tem 274 metros de comprimento e está afundado a 115 metros de profundidade, continua a libertar crude.

Especialistas apontam que a embarcação teria 1.000 toneladas de petróleo quando se afundou, em 14 de janeiro, a cerca de 530 quilómetros a sudeste da costa de Xangai, depois de oito dias a arder.

O petroleiro colidiu a 06 de janeiro contra um cargueiro de Hong Kong.

Na altura, o Sanchi transportava 136.000 toneladas de condensado, um petróleo ultraleve, muito inflamável, mas que se evapora e arde com facilidade. Boa parte desse carregamento ardeu durante o incêndio, que ao longo de uma semana consumiu a embarcação.

Mas teme-se que o que está a ser derramado seja o combustível da embarcação, que é muito mais contaminador e difícil de limpar.

Nenhum dos 32 tripulantes do barco foi resgatado com vida.

Organizações de proteção do ambiente temem que esta seja uma das catástrofes ambientais mais graves dos últimos anos, já que o mar Oriental da China é um dos espaços marítimos mais ricos e produtivos do planeta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório