Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Candidata presidencial russa toma banho em água com 40ºC negativos

A opositora Ksenia Sobchak, candidata às eleições presidenciais russas, banhou-se hoje nas águas gélidas de um rio siberiano que estavam com uma temperatura de 40ºC negativos, superando o Presidente Vladimir Putin.

Candidata presidencial russa toma banho em água com 40ºC negativos
Notícias ao Minuto

21:41 - 19/01/18 por Lusa

Mundo Ksenia Sobchak

"Fi-lo! A primeira vez na minha vida! Obrigado Tomsk pelos 40ºC!" negativos, escreveu Sobchak na sua página na rede social Instagram.

Sobchak, que está em campanha eleitoral nesta cidade siberiana, mostrou o termómetro do seu caro, que marcava 40 graus centígrados abaixo de zero na pequena localidade de Kornilovo.

Em uma das fotos que acompanham a mensagem pode ver-se Sobchak a tiritar de frio e a entrar na água vestida apenas com um fato de banho.

Em outra imagem vê-se a candidata sorridente, completamente molhada e a preparar-se para subir por uma escada coberta de gelo.

Sobchak, que sempre se declarou uma pessoa "crente, mas não religiosa", protagonizou a façanha a propósito da festividade do batismo de Cristo, que os fiéis ortodoxos celebram em 19 de janeiro.

A iniciativa desta opositora aconteceu depois de o Kremlin ter divulgado fotos de Putin a banhar-se a propósito da Epifania no lago Seliguer, na região de Tver, na parte europeia da Federação Russa.

Putin, cujo padrinho político foi o pai da agora sua opositora e presidente da Câmara de São Petersburgo, Anatoli Sobchak, aparece nas imagens com água por cima da cintura, a benzer-se e na companhia de vários religiosos com ícones e cruzes.

Fonte do Kremlin explicou que este ano as temperaturas registadas na parte central da Rússia não são tão extremas como as habituais nesta altura do inverno e que "não fazia mais de seis ou sete graus negativos" na zona do banho.

Ao mesmo tempo, adiantou que esta não é a primeira vez que Putin dá um mergulho em águas geladas, uma vez que cumpre a tradição "desde há anos".

Estatísticas oficiais apontam para que cerca de 1,8 milhões de pessoas tenham participado no rito ortodoxo em todos os cantos da Federação.

Esta semana, a presidência russa informou que Putin, que cumpriu 65 anos em outubro, está "absolutamente são" e "melhor do que muitos".

Segundo a crença popular, esta água gélida, em tanques, lagos e rios, benzida por padres ortodoxos, tem propriedades curativas e é capaz de aliviar todos os males.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório