Meteorologia

  • 20 MAIO 2018
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Partidos independentistas chegam a acordo para Puigdemont ser presidente

O Juntos pela Catalunha e o ERC vão apoiar a proposta para que Carles Puigdemont seja investido como presidente da Generalitat catalã. Roger Torrent do ERC proposto como presidente do parlamento.

Partidos independentistas chegam a acordo para Puigdemont ser presidente
Notícias ao Minuto

20:35 - 16/01/18 por Fábio Nunes

Mundo Decisão

Os partidos independentistas Juntos pela Catalunha e ERC chegaram terça-feira a um acordo para apoiar uma proposta para que Carles Puigdemont seja investido como presidente da Generalitat catalã. O acordo foi anunciado através de um comunicado conjunto e define que Roger Torrent, do ERC, será proposto para o lugar de presidente do parlamento catalão.

Este acordo surge um dia antes da sessão constitutiva no parlamento regional e foi obtido “numa linha de restituição das instituições”. As intensas negociações entre os dois partidos pró-independências chegaram assim a bom porto.

A resolução para a incerteza política na Catalunha na sequência das eleições de 21 de dezembro deve começar a materializar-se esta quarta-feira. Os 135 deputados catalães vão votar a composição da mesa do parlamento e do novo presidente do hemiciclo.

Depois haverá um período de 10 dias úteis até ao primeiro debate sobre quem deverá ser investido presidente da Generalitat, no dia 31 de janeiro, com a maioria independentista a acordar propor o nome de Puigdemont. Se não houver ‘luz verde’, será realizado um segundo debate no dia 2 de fevereiro.

No entanto, o comunicado conjunto do Juntos pela Catalunha e dos Republicanos catalães não esclarece como será materializada a investidura de Puigdemont como presidente. O antigo líder catalão encontra-se em Bruxelas.

Ainda esta segunda-feira o serviço jurídico do parlamento catalão emitiu um parecer não vinculativo no qual se opunha contra uma presidência à distância de Carles Puigdemont.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.