Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Chocolate pode acabar em trinta anos devido às mudanças climáticas

As plantas de cacau estão com cada vez mais dificuldade em crescer em climas quentes.

Chocolate pode acabar em trinta anos devido às mudanças climáticas
Notícias ao Minuto

11:48 - 02/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alimentação

As árvores de cacau crescem em climas húmidos, em zonas como florestas tropicais, necessitando de chuvadas para se desenvolver.

Mas com a ameaça de temperaturas cada vez mais elevadas ao longo dos próximos 30 anos, os cientistas receiam que haja uma perda de humidade que não será recuperada com chuva.

Uma subida das temperaturas de apenas 2,1ºC ao longo dos próximos anos, causada pelo aquecimento global, pode significar o fim da industria mundial do chocolate, explica o jornal Mirror, citando a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

Os agricultores de países como a Costa do Marfim ou o Gana, que são países produtores de mais de metade do chocolate consumido mundialmente, enfrentam agora a decisão de mudar as áreas de produção de cacau para zonas de terreno montanhoso, zonas preservadas para a vida selvagem.

Mas uma mudança desse género ameaça destruir os seus ecossistemas, já de si moribundos. 

Um consumidor típico come em média 286 barras de chocolate por ano, para as quais são precisas plantar 10 árvores de cacau, para produzir o cacau e  manteiga, os ingredientes chave para fazer chocolate.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório