Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

EUA recuam na proposta de diálogo sem condições com Coreia do Norte

O chefe da diplomacia norte-americana, Rex Tillerson, retirou hoje a proposta feita esta semana de um diálogo sem condições prévias com a Coreia do Norte e afirmou que Pyongyang tem de mostrar disponibilidade para conversações sérias.

EUA recuam na proposta de diálogo sem condições com Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

16:58 - 15/12/17 por Lusa

Mundo Rex Tillerson

"A Coreia do Norte tem de ganhar o direito a regressar à mesa", disse o secretário de Estado norte-americano.

No princípio desta semana, Tillerson tinha avançado com a ideia de um diálogo incondicional com a Coreia do Norte durante um "período de calma" nos ensaios de mísseis norte-coreanos, mas essa possibilidade foi rapidamente negada pela Casa Branca.

Hoje, intervindo perante o Conselho de Segurança da ONU, Tillerson afirmou que quaisquer contactos diplomáticos têm de ser precedidos de uma "cessação sustentada" do comportamento ameaçador de Pyongyang.

Tillerson criticou a propósito a China, pelo abastecimento de petróleo à Coreia do Norte, e a Rússia, pelo recurso a trabalhadores norte-coreanos e pediu e ambos que aumentem a pressão sobre Pyongyang.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos insistiu que as pressões diplomáticas e das sanções económicas "têm de e vão continuar até que a desnuclearização seja alcançada".

"Até lá, vamos manter os canais de comunicação abertos", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório