Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Trump acusa senadora de "estar disposta a tudo" para ter financiamento

O Presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou hoje o debate sobre o assédio sexual no país, ao atacar a senadora Kirsten Gillibrand, acusando-a de "estar disposta a tudo" para obter financiamento para as suas campanhas eleitorais.

Trump acusa senadora de "estar disposta a tudo" para ter financiamento
Notícias ao Minuto

23:02 - 12/12/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A acusação de Trump à senadora democrata, eleita pelo Estado de Nova Iorque foi feita através da sua conta na rede social Twitter, um dia depois de Gillibrand ter reclamado a sua demissão por alegado assédio sexual a vaias mulheres.

A senadora classificou a mensagem de Trump como "uma difamação sexista para procurar silenciar a minha voz".

Gillibrand acrescentou que Trump não só não a silenciará "como não silenciará as mulheres que enfrentaram o Presidente ontem"( segunda-feira), referindo-se às mulheres que acusaram Trump de assédio sexual.

A porta-voz de Trump, Sarah Huckabee Sanders, negou que a mensagem no Twitter fosse sexista.

A mensagem de Trump não respondeu às acusações de assédio sexual, mas disse da senadora: "A insignificante senadora Gillibrand, uma criada completa de Chuck Schumer (líder dos democratas no Senado) e alguém que vinha ao meu escritório 'mendigando' fundos para as suas campanhas há não muito tempo -- e que faria qualquer coisa para os obter -- está agora em campo para lutar contra Trump".

Na véspera, Gillibrand disse que Trump deveria resignar, porque há acusações credíveis contra ele.

Além de que, acrescentou, "o Congresso deveria investigar as múltiplas alegações de assédio e ataque sexual contra ele".

A mensagem de Trump, da manhã de hoje, inflamou os democratas, que o criticaram por voltar a aviltar uma mulher.

Trump não respondeu a exigências anteriores de demissão avançadas por três senadores homens, o independente Bernie Sanders, do Estado do Vermont, e os democratas Cory Booker, de Nova Jérsia, e Jeff Merkley, do Oregon.

Horas depois, foi a senadora democrata Mazie Hirono, eleita pelo Estado do Havai, a reclamar a resignação de Trump, declarando que a mensagem deste no Twitter contra Kirsten "era mais outro exemplo da sua misoginia".

Esta senadora acrescentou: "Ele (Trump) é um mentiroso. Ele é um confesso predador sexual e a única coisa que o fará parar é a sua resignação. Não só deve um pedido de desculpas a Kirsten, como o deve a todo o país, em particular às mulheres do país".

Apesar de os republicanos, na sua maioria, terem permanecido silenciosos, o senador Jeff Flake, eleito pelo Estado do Arizona, e crítico frequente de Trump, afirmou: "Penso que (a mensagem) é desapropriada".

No domingo, a embaixadora dos EUA, Nikki Haley, afirmara que as mulheres que acusaram Trump de assédio e ataque sexual "deveriam ser ouvidas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório