Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Pelo menos 40 mortos em combates entre rebeldes no Iémen

Pelo menos 40 pessoas morreram nas últimas horas, entre os quais civis, e dezenas ficaram feridas em Sana, no Iémen, em combates entre os rebeldes 'houthis' e as forças leais ao ex-Presidente Ali Abdullah Saleh, de acordo com testemunhas.

Pelo menos 40 mortos em combates entre rebeldes no Iémen
Notícias ao Minuto

08:48 - 02/12/17 por Lusa

Mundo Testemunhos

Os combates começaram hoje, antes do amanhecer, quando os 'houthis' tentaram invadir as casas de vários comandantes da Guarda Republicana, um corpo leal a Saleh, e de líderes do Partido do Congresso Popular, liderado pelo ex-Presidente.

Os confrontos, dos mais sangrentos que já foram registados entre essas duas forças, ocorreram nos bairros de Hadad, Bagdad e Al-Jazair, e no distrito político, onde fica a residência de Saleh.

Vários residentes disseram que os 'houthis' usaram tanques e veículos blindados para tentar invadir as residências dos apoiantes de Saleh.

Explosões e bombas foram ouvidas na capital do Iémen até ao amanhecer e os bairros em que ocorreram os confrontos também estão interditos.

Estes foram os conflitos mais sangrentos entre os apoiantes dos 'houthis' e Saleh, embora nos últimos meses tenham ocorrido vários episódios de escaramuças entre as duas fações, entre trocas de acusações de corrupção e chantagem política.

Os 'houthis', que são muçulmanos xiitas e apoiados pelo Irão, e as forças de Saleh seriam aliados na guerra contra o Presidente Abdo Rabu Mansur Hadi, internacionalmente reconhecido, que tem o apoio da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita desde março de 2015.

Os rebeldes controlam Sana e grandes partes do norte e noroeste do país desde o início do conflito, no final de 2014, o que obrigou o Governo de Hadi a mudar-se para a cidade costeira de Áden, no sul do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório