Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Merkel diz que continuará o apoio para a antiga Alemanha de leste

A chanceler alemã, Angela Merkel, reconheceu hoje que entre os estados federados do oeste e os da antiga Alemanha de leste há "diferenças sistemáticas", pelo que continuará a haver apoio financeiro específico para aquela parte do país.

Merkel diz que continuará o apoio para a antiga Alemanha de leste
Notícias ao Minuto

10:55 - 04/11/17 por Lusa

Mundo Chanceler

Angela Merkel falava na sua habitual mensagem por vídeo, divulgada aos sábados, numa altura em que decorre um debate entre os partidos para negociar a formação da próxima coligação de governo, em Berlim, - conservadores, liberais e verdes - sobre o chamado "imposto de solidariedade".

Este "imposto" é pago pelos alemães do antiga República Federal Alemã para a região oriental do país (antiga República Democrática Alemã).

"Continuará a haver, como antes, um apoio específico para os novos estados federados", garantiu a chanceler que não utilizou o termo "imposto de solidariedade", o atual instrumento de compensação financeira regional que os liberais querem eliminar.

Por isso, disse, na altura em que está a formar-se um novo governo federal, os políticos continuam a debater a necessidade de conseguir níveis de vida equiparáveis em todas as regiões do país. "E isso afeta especialmente as partes dos novos estados federados", afirmou a líder dos democratas cristãos.

Para a chanceler, é, no entanto, importante que estas regiões da Alemanha não fiquem sem fundos europeus na negociação dos próximos orçamentos comunitários, em que o Reino Unido já não participará dando dinheiro.

O vigésimo oitavo aniversário da queda do muro de Berlim assinala-se a 09 de novembro, na Alemanha. Trata-se de um símbolo da Guerra Fria que dividiu a atual capital do país em duas, durante quase três décadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório