Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

EUA prometem 51,5 milhões de euros para força conjunta no Sahel

Os Estados Unidos prometerem hoje dar 60 milhões de dólares (51,5 milhões de euros) para a força conjunta de combate ao terrorismo conhecida como G5 Sahel, constituída por soldados do Mali, Níger, Chade, Burkina Faso e Mauritânia.

EUA prometem 51,5 milhões de euros para força conjunta no Sahel
Notícias ao Minuto

17:20 - 30/10/17 por Lusa

Mundo Rex Tillerson

"Para derrotar o terrorismo, devemos garantir que as organizações terroristas não tenham um porto seguro em nenhum continente", disse o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson.

"Neste contexto, e sujeito à aprovação no Congresso, os Estados Unidos comprometem-se hoje a apoiar com até 60 milhões de dólares os esforços de combate ao terrorismo da força conjunta G5 Sahel", acrescentou o diplomata.

Na nota do Governo norte-americano não é referido se as verbas são uma ajuda bilateral para os países questão ou se é um apoio financeiro canalizado através das Nações Unidas, mas a França defende o envolvimento da ONU na assistência logística e financeira.

A França impulsionou a criação de uma força militar conjunta dos países do G5 Sahel.

A força, que deve integrar 5.000 homens, necessita de um financiamento de 423 milhões de euros.

Na cimeira do G5 Sahel no início de julho, o Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, disse que cada um dos cinco países contribuiria com "10 milhões de euros". A União Europeia (UE) também prometeu 50 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório