Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Puigdemont está na Bélgica. Suspeita-se que procura asilo político

O presidente destituído do governo catalão, Carles Puigdemont, viajou para Bruxelas, capital belga, revelaram hoje fontes oficiais do Governo espanhol.

Puigdemont está na Bélgica. Suspeita-se que procura asilo político
Notícias ao Minuto

13:02 - 30/10/17 por Lusa

Mundo Catalunha

A informação, avançada pelas agências noticiosas Efe e Associated Press, foi confirmada uma hora depois de o procurador-geral, José Manuel Maza, ter anunciado a acusação contra os principais membros do governo catalão por rebelião, sedição e fraude e contra a presidente do Parlamento regional e os membros da mesa que processaram a declaração de independência.

No entanto, fontes próximas do executivo catalão não confirmaram esta viagem.

Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, além de Puigdemont, encontram-se também na Bélgica "outros membros do Governo destituído", e poderão fazer uma aparição pública esta tarde.

Fontes do ministério do Interior espanhol, citadas por este jornal, desvalorizaram esta viagem, afirmando que o que importava "mais hoje" era que o presidente destituído do governo regional não se deslocasse à sede da Generalitat.

O tablóide La Dernière Heure, não só confirma que Puigdemont está a caminho de Bruxelas como adianta que terá uma presumível reunião, a título privado, com os nacionalistas flamengos do N-VA, liderados por Bart De Wever, sem adiantar qualquer pormenor sobre o local e hora do encontro.

No domingo, recorde-se, o secretário de Estado do governo federal para as Migrações e Asilo, Theo Francken - que pertence ao NVA - tinha declarado a uma televisão flamenga que Puigdemont pode pedir asilo político na Bélgica.

"Pode colocar-se a questão de se saber se [o presidente catalão destituído] tem direito a um processo justo", afirmou. Declarações que, mais tarde, valeram a Francken uma 'reprimenda' de Michel, que lhe pediu para "não deitar achas na fogueira".

A verdade é que confrontado com esta deslocação do destituído líder catalão, o gabinete do primeiro-ministro belga, Charles Michel, escusou-se a comentar.

Já o presidente da região belga da Flandres, Geert Bourgeois, do partido nacionalista N-VA, garante não ter qualquer reunião agendada com o presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, segundo adiaram fontes do partido à EFE.

Hoje de manhã, Puigdemont publicou na rede social Instagram uma fotografia do interior da sede do governo regional, apenas com a mensagem "Bon dia" (Bom dia, em catalão), com uma imagem sorridente. No entanto, o céu azul que surgia na foto não correspondia ao estado do tempo que se fazia sentir na capital catalã.

O secretário de Estado para as Migrações e Asilo, Theo Francken, do partido independentista flamenco N-Va, declarou este domingo que Carles Puigdemont tem a opção de solicitar "asilo político" na Bélgica.

A cadeia de televisão pública flamenca VRT News referiu que o secretário de Estado já havia indicado anteriormente que a Bélgica poderia ser uma saída para Puigdemont se corresse o risco de ser preso.

O secretário de Estado também enfatizou que é possível, como membro da União Europeia, Puigdemont pedir asilo na Bélgica, mas que o seu país não procura este cenário, dizendo ainda que não iria lançar o tapete de "boas-vindas".

Francken acrescentou que, se tal pedido de asilo fosse solicitado, "entraríamos numa situação diplomática difícil com as autoridades espanholas. Isto é evidente".

Não há indicações de que Carles Puigdemont tenha feito qualquer pedido neste sentido à Bélgica.

O parlamento regional aprovou na última sexta-feira a independência da região, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a assembleia regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupavam.

Ao mesmo tempo, em Madrid, o Senado espanhol deu autorização ao Governo central para aplicar o artigo 155º. da Constituição para restituir a legalidade na região autónoma.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular (direita), apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou no final de sexta-feira a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

Em resposta, no sábado, o presidente do governo regional destituído, Carles Puigdemont, disse não aceitar o seu afastamento e pediu aos catalães para fazerem uma "oposição democrática", numa declaração oficial gravada previamente e transmitida em direto pelas televisões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório