Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo, é homossexual

Com 186 anos, o animal vive há 26 com macho da mesma espécie.

Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo, é homossexual
Notícias ao Minuto

11:42 - 24/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Descoberta

Biológos constataram que a tartaruga Jonathan, conhecida por ser a mais velha do mundo, vivia há 26 anos com um macho da mesma espécie. Os investigadores descobriram que a 'parceira', Frederica, não era fêmea após o animal passar por uma série de exames.

Aos 186 anos, Jonathan vive na ilha de Santa Helena, território britânico próximo da África do Sul. Chegou ao local aos 30 anos, como presente para um governador. Com a idade, a tartaruga passou a demonstrar irritação e, por isso, acabou por ter direito a uma namorda, em 1991.

De acordo com reportagem do jornal The Times, o casal acasalava todos os domingos de manhã, mas a 'fêmea' não teve nenhuma cria em 26 anos de união. Os biólogos responsáveis só descobriram que Frederica era macho depois de fazerem exames em virtude de o animal ter ferido a carapaça.

As diferenças entre macho e fêmea da espécie não são fáceis de identificar, especialmente com o avanço da idade. A característica mais típica é a 'barriga' côncava dos machos, que serve para acoplar mais facilmente nas costas da fêmea.

Os casamentos homossexuais são proibidos na Ilha de Santa Helena, cuja população é composta por cerca de 4 mil habitantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório