Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Escreveu 'bom dia' no Facebook e foi preso pela polícia israelita

Publicação em árabe foi mal traduzida para 'ataquem-nos' em hebreu. Palestiniano foi libertado algumas horas depois mas a polícia israelita não conseguiu explicar o erro na tradução.

Escreveu 'bom dia' no Facebook e foi preso pela polícia israelita
Notícias ao Minuto

18:04 - 22/10/17 por Fábio Nunes

Mundo Médio Oriente

Halawim Halawi decidiu escrever 'bom dia' no seu Facebook. A publicação estava acompanhada de uma fotografia sua no colonato judeu de Beitar Ilit, onde este construtor palestiniano trabalha. Um post perfeitamente normal mas que fez com que este homem fosse detido  na semana passada pela polícia israelita, de acordo com o Haaretz.

Em causa terá estado um erro na tradução automática do Facebook, que fez com que o 'bom dia' em árabe fosse traduzido para 'ataquem-nos' em hebreu. A polícia israelita foi alertada para esta publicação e as suas suspeitas aumentaram, uma vez que na fotografia Halawim Halawi surge ao pé de um bulldozer, um veículo que já foi utilizado em ataque contra colonatos e civis israelitas.

Halawim Halawi foi interrogado pela polícia por suspeita de incitamento à violência, mas foi libertado algumas horas depois quando a as autoridades israelitas perceberam o erro na tradução.

A porta-voz da polícia israelita, Luba Samri, confirmou à AFP a detenção deste homem e disse que ele foi "imediatamente libertado" assim que perceberam que a suspeita era falsa. Para já não parece é haver uma explicação para o erro na tradução, até porque não há semelhanças entre a expressão 'bom dia' em árabe e 'ataquem-nos' em hebreu.

A publicação foi entretanto apagada da página de Facebook de Halawim Halawi, segundo o Haaretz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório