Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Macron quer discutir com Iraque referendo no Curdistão iraquiano

O Presidente francês, Emmanuel Macron, convidou o primeiro-ministro iraquiano Haider Al-Abadi a ir a Paris a 05 de outubro, propondo que a França "ajude o Iraque a não permitir que as tensões se instalem" no Curdistão iraquiano.

Macron quer discutir com Iraque referendo no Curdistão iraquiano
Notícias ao Minuto

00:32 - 30/09/17 por Lusa

Mundo Presidente França

O Presidente da França falou ao telefone com Al-Abadi, a 27 de setembro, sobre o referendo da independência que se realizou a 25 de setembro no Curdistão iraquiano.

"Emmanuel Macron reiterou a importância de preservar a unidade e a integridade do Iraque enquanto reconhece os direitos do povo curdo. Qualquer violência deve ser evitada ", afirmou a presidência francesa.

A presidência acrescentou que face à "prioridade" que constitui a luta contra o Daesh e a estabilização do Iraque, os "iraquianos devem permanecer unidos".

Os dois líderes pretendem discutir na próxima semana o referendo, mas também um fortalecimento da cooperação entre a França e o Iraque.

A tensão aumentou no país desde a votação histórica, na qual os aproximadamente 5,5 milhões de curdos nesta região autónoma do Iraque votaram ?sim' à independência, 92,7% de acordo com os resultados oficiais.

Em retaliação, Bagdad cortou as ligações aéreas entre o Curdistão iraquiano e os países estrangeiros na sexta-feira e exige que o referendo seja cancelado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório