Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Melania Trump ofereceu 10 livros a escola mas foram recusados

Bibliotecária de escola primária de Massachusetts explicou o porquê da recusa da coleção oferecida por Melania Trump.

Melania Trump ofereceu 10 livros a escola mas foram recusados
Notícias ao Minuto

17:53 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Para assinalar o ‘National Read a Book Day’ (dia nacional de ler um livro, em português), a administração Trump decidiu escolher uma escola de cada Estado norte-americano, selecionada pelo departamento da Educação pelo seu nível de excelência, para entregar uma coleção de dez livros de Dr. Seuss juntamente com uma carta assinada pela primeira-dama, Melania Trump.

A bibliotecária Liz Phipps Soeiro, da escola primária de Cambrisgeport, em Massachusetts, decidiu, no entanto, recusar a oferta, explicando as razões numa missiva dirigida à primeira-dama e publicada aqui.

“Porque não fazer um esforço para oferecer livros a comunidades subfinanciadas e desfavorecidas, que continuam a ser marginalizadas e prejudicadas por políticas estabelecidas pela secretária da Educação Betsy DeVos?”, questionou.

A bibliotecária premiada – ganhou um galardão em agosto por causa do seu trabalho junto das famílias – sublinhou, ainda, que a escolha de livros não é a melhor. “Pode não estar ao corrente deste facto, mas o Dr. Seuss é um pouco cliché, um embaixador ultrapassado e gasto da literatura infantil. (…) Um outro facto que muitas pessoas desconhecem é que as ilustrações de Dr. Seuss estão impregnadas de propaganda e caricaturas racistas e estereótipos prejudiciais”, sustentou.

Phipps Soeiro disse-se, no entanto, “honrada” por ver a sua escola e os seus alunos reconhecidos. “Não vejo melhor presente para dar às crianças do que livros, é um gesto maravilhoso, embora pudesse ter sido melhor pensado”, escreveu, sugerindo ainda dez títulos infantis que melhor serviriam o propósito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório