Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

"Caça ao homem" em Londres. "Os responsáveis vão ser apanhados"

O mayor de Londres, Sadiq Khan, afirmou que está em curso “uma caça ao homem” no sentido de descobrir os responsáveis pelo ataque desta manhã na estação de metro de Parsons Green, em Londres.

"Caça ao homem" em Londres. "Os responsáveis vão ser apanhados"
Notícias ao Minuto

13:20 - 15/09/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Parsons Green

Em declarações à rádio LBC, o mayor não especificou, contudo, se já há algum suspeito identificado. Reiterou apenas que "os responsáveis vão ser apanhados".

O comissário da Scotland Yard, Mark Rowley, recusou dar mais informações relativamente a suspeitos identificados mas confirmou que, até ao momento, não foram feitas quaisquer detenções. "Até agora, não fizemos detenções. Acreditamos que o incêndio foi causado pela detonação de um engenho improvisado, que está a ser examinado", afirmou Rowley, citado pelo The Guardian.

No entanto, a Sky News adianta que a polícia britânica terá identificado um suspeito, captado pelas câmaras de videovigilância. Esta informação, contudo, ainda não foi oficialmente confirmada pelas autoridades.

A Sky News avança com a informação de que o engenho, que estava num saco com um balde dentro, teria um temporizador incorporado. A explosão terá sido apenas parcial, sendo que os danos poderiam ter sido muito maiores.

Neste momento, as autoridades britânicas estão a analisar as imagens de videovigilância captadas durante a manhã. Nesse sentido, solicitaram que as pessoas que tenham imagens ou vídeos captados na zona as enviem de imediato. O caso está a ser tratado como ato terrorista.

A investigação está a ser conduzida pelas forças anti-terrorismo da Scotland Yard, pelo MI5 e por outras forças policiais. Entretanto, Theresa May reuniu-se com o comité de emergência Cobra, onde foi discutido o ataque desta manhã.

No final da reunião, a primeira-ministra britânica condenou o "ataque cobarde", afirmando que o "engenho explosivo tinha como objetivo causar danos significativos". 

Logo após o ataque, várias vozes, incluindo Theresa May e Sadiq Khan, demonstraram a sua solidariedade com as vítimas do ataque. Por seu lado, Donald Trump, depois de afirmar que o ataque foi perpetrado por "terroristas falhados", insinuou que os eventuais responsáveis estariam "à vista" da Scotland Yard, informação que as autoridades desmentiram, considerando "pura especulação". Também a primeira-ministra se manifestou sobre esta insinuação, e pediu a Trump para não especular. "Não penso que seja útil para ninguém especular enquanto está uma investigação a decorrer".

O incidente causou pelo menos 23 feridos, sendo ainda incerto se entre os mesmos existem feridos graves. A primeira informação, avançada pelos serviços de emergência, dava conta de 18 feridos levados para o hospital, número que foi, entretanto, revisto em alta para 22 e depois para 23.

O nível de alerta terrorista no Reino Unido mantém-se "severo", ao contrário da possibilidade que foi avançada por alguns meios de comunicação, que referiram que seria provável o nível subir para "crítico", tendo em conta a caça ao homem em curso. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório