A festa do clube de alterne El Bosque, localizado em Cartaya, Huelva, está agendada para amanhã, às 18h00, tendo como tema o regresso às aulas.
O proprietário do estabelecimento decidiu distribuir panfletos nas localidades vizinhas para promover o evento e foi então que começou a polémica. Tudo porque, conta o jornal El País, nos panfletos viam-se mulheres com o típico uniforme colegial vestido.
Isto gerou uma grande controvérsia, levando o Ayuntamiento (o equivalente à portuguesa câmara municipal) a intervir e a pedir à polícia que obrigasse o responsável pelo bar de alterne a retirar todos os panfletos que havia distribuído.
O gerente do local, que preferiu manter-se no anonimato, explicou que esta festa se realiza todos os anos há já uma década, dizendo não entender a polémica a que os panfletos deram origem este ano.
No entanto, seguiu as ordens da polícia e retirou de circulação todos os panfletos que já haviam sido distribuídos.
Além da festa do regresso à escola, o bar El Bosque realiza outros três eventos do género: a festa da primavera, do verão e do Halloween.
“Parece-me excessivo, embora entenda que possa incomodar certas pessoas. Mas nós não obrigamos nem incitamos ninguém a nada”, rematou.
Esta questão, escreve o El País, uniu todas as pessoas e instituições, desde o executivo camarário e a sua oposição, passando por residentes da localidade de Cartaya e ainda pelo Instituto Andaluz da Mulher e pelo Observatório Andaluz da Publicidade Não Sexista.