Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

EUA "prontos a ajudar" Espanha após ataque em Barcelona

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, declarou que os Estados Unidos estão "prontos para ajudar" as autoridades espanholas após o ataque hoje ocorrido em Barcelona, no nordeste de Espanha.

EUA "prontos a ajudar" Espanha após ataque em Barcelona
Notícias ao Minuto

19:13 - 17/08/17 por Lusa

Mundo Rex Tillerson

"Os terroristas, em todo o mundo, devem saber que os Estados Unidos e os seus aliados estão determinados a encontrá-los e a trazê-los à justiça", declarou o chefe da diplomacia norte-americana numa conferência de imprensa com o seu homólogo japonês, Taro Kono, e os ministros da Defesa dos dois países.

No Twitter, Donald Trump  já condenou o ataque, oferendo igualmente ajuda dos EUA a Espanha. 

Pelas 17:00 locais (16:00 em Lisboa), uma furgoneta branca galgou um passeio na zona da Praça da Catalunha, nas Ramblas, atropelando dezenas de pessoas e gerando pânico na zona diariamente frequentada por milhares de turistas.

Neste momento, há um morto oficialmente confirmado e 32 feridos, dez dos quais com gravidade.

As fontes citadas pela agência noticiosa espanhola Efe indicaram que a polícia está a procura de uma segunda furgoneta que pode ter estado envolvida.

Testemunhas disseram que, após o atropelamento, o condutor da carrinha que atingiu dezenas de pessoas e um acompanhante saíram da furgoneta e fugiram a pé.

Fontes policiais citadas pelo jornal El País e pelas agências Efe e France-Presse disseram que um suspeito se barricou num bar da zona.

A polícia está a tratar o incidente como um ataque terrorista, segundo a agência France-Presse.

Las Ramblas é uma grande avenida, de 1,2 quilómetros, que atravessa o centro de Barcelona, desde a Praça da Catalunha até ao monumento a Cristóvão Colombo, em frente ao mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório