Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Pescadores tunisinos impedem navio de extrema-direita de atracar

O C-Star, composto por membros de extrema-direita, tem navegado pelo Mediterrâneo com o objetivo de impedir operações de resgate de refugiados. Esta segunda-feira, encontraram a oposição de um grupo de pescadores tunisinos.

Pescadores tunisinos impedem navio de extrema-direita de atracar
Notícias ao Minuto

19:43 - 07/08/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Tunísia

Um grupo de pescadores tunisinos impediu, esta segunda-feira, um navio tripulado por uma organização anti-imigração de atracar no porto de Zarzis, perto da fronteira coma Líbia, noticia o The Independent.

O navio em causa, o C-Star, começou a ser notícia nas últimas semanas, depois de vários relatos darem conta das tentativas do mesmo em dificultar operações de resgate de refugiados no mar Mediterrâneo.

A tripulação do navio está conotada com um grupo de extrema-direita francês, o Génération Identitaire [Geração Identitária], com vários ramos noutros países europeus, que pretendem impedir a entrada de migrantes na Europa. Esta segunda-feira, enfrentaram a oposição de pescadores tunisinos.

“É o mínimo que podemos fazer tendo em conta o que está a acontecer no Mediterrâneo”, afirmou Chamseddine Bourassine, presidente da associação de pescadores, ao The Independent, considerando que os membros do Génération Identitaire são “racistas” e que colocam a vida dos migrantes em perigo.

Nas últimas semanas, este grupo de extrema-direita foi parado em Chipre e na Sicília, o que não o tem impedido te continuar a sua missão. Desde que começaram a tentar dificultar operações de resgate no mediterrâneo, o grupo já conseguiu angariar mais de 200 mil euros. A estratégia do grupo passa pela utilização das redes sociais para difundir a sua mensagem.

Nos últimos três anos, mais de dez mil pessoas já perderam a vida a tentarem chegar à Europa através do Mediterrâneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório