Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Nacionalistas anunciam saída do Governo de coligação eslovaco

A Eslováquia entrou hoje uma inesperada crise política após o partido ultranacionalista SNS ter anunciado que vai abandonar a coligação tripartida dirigida pelo partido social-democrata SMER-DS do primeiro-ministro de Robert Fico.

Nacionalistas anunciam saída do Governo de coligação eslovaco
Notícias ao Minuto

17:29 - 07/08/17 por Lusa

Mundo Eslováquia

A coligação, que também integra o partido da minoria húngara Most-Hid (Ponte) conta com 78 dos 150 lugares no parlamento de Brastilava.

O Partido Nacional Eslovaco (SNS) possui 15 deputados, número idêntico ao dos magiares, face aos 48 eleitos do Direção-Social Democracia (SMER-DS).

Os nacionalistas, liderados pelo presidente do hemiciclo, Andrej Danko, anunciaram hoje em comunicado que revogam o acordo de coligação firmado em setembro de 2016.

O SNS assegura que tomou esta decisão pela "absoluta necessidade de rever as regras de funcionamento da coligação".

Diversos responsáveis políticos da coligação citados pela agência noticiosa Efe manifestaram hoje a sua surpresa perante o anúncio do SNS e Fico, que considerou a decisão "um passo absurdo", convocou para terça-feira uma reunião dos chefes da coligação.

Segundo os 'media' locais, a causa da crise reside nas suspeitas de alegada má gestão de fundos comunitários no ministério da Educação, da responsabilidade de um ministro do partido ultranacionalista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório