Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Venezuela: Houve manipulação em eleições, diz empresa que contou votos

Garantia é dada pelo CEO da Smartmatic, empresa responsável pela contagem de votos no país. Pelo menos um milhão de votos foi manipulado.

Venezuela: Houve manipulação em eleições, diz empresa que contou votos
Notícias ao Minuto

14:16 - 02/08/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Smartmatic

A Smartmatic, empresa responsável pela contagem de votos na Venezuela, garante que os números da votação do passado domingo foram manipulados. 

"É com o maior pesar que temos de informar que os números de votos nas eleições para a Assembleia Constituinte na Venezuela, no passado domingo, 30 de julho, foram manipulados", afirmou Antonio Mugica, CEO da Smartmatic,  citado pela BBC.

"Estimamos que a diferença entre a real participação e a anunciada pelas autoridades é de pelo menos um milhão de votos", acrescentou.

Antonio Mugica disse ainda que a empresa tem o número total de votos contabilizados, contudo, antes de o divulgar publicamente, será feita uma auditoria.

No rescaldo das eleições, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que mais de oito milhões de venezuelanos foram às urnas. Estes números foram rapidamente contestados pela oposição.

Segundo os números da Reuters, a uma hora e meia do encerramento das urnas tinham votado apenas 3,7 milhões de pessoas, muito longe dos oito milhões (cerca de 41,5% dos eleitores) anunciados pelas autoridades. 

Recorde-se que a oposição recusou apresentar candidatos próprios às eleições para a Assembleia Constituinte, por considerar que se tratava de um esquema do regime para aumentar a influência de Maduro no país e impedir a realização de eleições livres.

[Atualizada às 14h42]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório